Quem somos nós
Apaixonadas pelo Sumi-e
O Sumi-e Brasil surgiu por iniciativa de Marissol Hiromi Takano e Mikhaela Hanae Kawahara, apaixonadas pela cultura japonesa, sua história, delicadeza e força, suas formas de expressão e, em especial, a Arte Sumi-e. A busca constante por conhecimento resultou em descobertas referentes às técnicas empregadas por diversos artistas em diferentes épocas, assim como do propósito das artes do dô no dia a dia do povo japonês. Nossa missão é divulgar e transmitir esse conhecimento a fim de preservar a cultura de nossos ancestrais por meio da arte sumi-e.
Sumi-e Brasil
Uma introdução à Cultura Japonesa
Sumi-e ( 墨絵) ou boku-ga (墨画) refere-se à pintura com tinta preta sumi, uma arte japonesa, assim como a caligrafia (shodô). Essa pintura é monocromática e realizada com papel especial confeccionado com fibras longas.
A pintura com tinta sumi é originária da China e foi introduzida e praticada no Japão por monges do Budismo Zen e, sob a influência do xintoísmo, da cultura local e da estética minimalista, tornou-se sumi-e, uma arte essencialmente japonesa. Dentre as suas características incluem uma preferência pela simplicidade, por tons de preto em vez da variação de cores e uma ênfase em pinceladas contínuas, sem interrupção, sem correções e na percepção da essência em vez da reprodução mais realista do objeto. Assim, o sumi-e além de ser uma singela, bela, refinada e singular forma de arte, é também uma expressão da filosofia Zen presente no cotidiano japonês, pois treina a autodisciplina, a atenção, a concentração, e a contemplação para alcançar o autoconhecimento e a compreensão da arte de uma forma integral e harmoniosa. Os traços são rápidos, expressando a percepção e a emoção do artista que revela a sua personalidade no momento presente.
Nossos valores
A Arte é Caminho
"Sumi-e" é mais do que uma técnica de pintura, trata-se de uma filosofia baseada no "Zen" que transcende a mera representação figurativa. Sua alma reside na atenção, na contemplação, na percepção e no autoconhecimento. O pensamento expresso por meio do fluir do movimento do pincel e da transformação da energia "Chi" em traçado, resulta em uma bela composição onde o próprio autor torna-se observador de si mesmo.
Exposição de Sumi-e - Clube do Congresso - Feira do Japão
Exposição e Oficinas de Sumi-e
Dias 5,6 e 7 de novembro de 2021
Hiroomi Takano e Mikha Kawahara
Novidades e atualizações
Fique por Dentro
@sumie_brasil
Atualizações no Instagram
Exposição de Pinturas do Evento: Cine Imigração - Cine Brasília realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) - Organização das Nações Unidas (ONU)
Brasília - DF
Nossas Atividades
Aprender e Realizar
Oficina de Sumi-e - Cine Migração - OIM - ONU - Cine Brasília
Oficinas de Sumi-e no Templo Shin Budista
Para todas as idades
Expressão de Sentimentos
Concentração, disciplina, detalhamento e contemplação estão presentes nessa arte oriental que expressa o sentimento do artista.
Concentração
Disciplina
ATENÇÃO
PRÁTICA
Sumi-e- Take
Hiromi Takano
Enso
Hiromi Takano
Sumi-e - Paisagem com Lago I
Mikha Kawahara
Sumi-e - Ran ( Orquídea Selvagem)
Mikha Kawahara
Aulas de Sumi-e no Templo Shin Budista
Gadō, o caminho da pintura que conduz ao autoconhecimento, tornando o espaço interior um lugar novo de experiências.
Turmas às Sextas - Feiras:
Iniciantes:
16:00h - 17:30h;
Intermediário:
18:00h - 19:30h
Sumi-e: Estudo de Paisagem com Lago - Mikha Kawahara
Sumi-e Impermanece - Hiromi Takano - Premiação Internacional em 2022: Culture Exchange Award - ICCPS
Sumi-e: Ameixeira Pequena - Kakejiku - Mikha Kawahara
Sumi-e: Lago com Carpas - Hiromi Takano
RYU
Mikha Kawahara
Suibokuga "Caliandra"
Hiromi Takano
Nossas obras
Hiromi Takano e Mikha Kawahara
Kuromatsu
Mikha Kawahara
Shin Soe Hikae
Hiromi Takano
Crisântemos
Mikha Kawahara
Nossas Obras
Sumi-e, Bokusiga, Nihonga
Gueixa
Hiromi Takano
Kuanyn
Mikha Kawahara
Carpas
Hiromi Takano
Kuromatsu
Mikha Kawahara
Nossas criações
O sumi-e é uma prática que une a arte e a concentração, fazendo uso da água como meio e do sumi (tinta à base de carvão) para expressar a forma. Extraindo tonalidades e deslizando o pincel sobre a superfície do papel, cria-se uma percepção cromática e uma sugestão visual do que é essencial para o artista. (TAKANO e KAWAHARA, 2020).
Sansuiga: Montanhas Água Sakura
Mikha Kawahara
No Japão, as pinturas clássicas de paisagens são chamadas de Sansuiga( imagens com montanha e água). Nos tempos antigos acreditava-se no grande poder da natureza e que as montanhas e rios eram a morada dos deuses. Por isso, essas pinturas eram encontradas em paredes de templos como representações e ideais, assim como um meio de honrar a natureza. As fortes pinceladas em contraste com a bruma dão dimensão ao universo poético, criando harmonia entre a forma e o espírito e, ao mesmo tempo, transmitindo o poder da ordem natural.
Samurai X
Mikha Kawahara
Samurai X ou Rurouni Kenshin - Meiji Kenkaku Romantan - é uma série de mangá criada pelo artista Nobuhiro Watsuki e posteriormente adaptada para o anime. A série é ambientada nos primeiros anos da Era Meiji no Japão feudal e conta a história de Kenshin Himura.
Trio de Carpas Auspiciosas
Hiromi Takano
Simboliza prosperidade, longevidade e fertilidade. Segundo uma antiga lenda, a carpa almejava atingir o topo da montanha mais alta onde encontraria a fonte do rio onde realizava a desova. Como peixe, nadou e saltou cascatas e pedras, até onde houvesse água. Para prosseguir, modificou o corpo adquirindo garras de ave, corpo de serpente de forma a superar os obstáculos que apareciam. Durante o percurso, foi tornando-se forte e resiliente, chegando finalmente ao topo da montanha como um poderoso dragão.
Entre em contato
55(61)98189-6698
©2018 by Sumi-e Brasil. Proudly created with Wix.com
Shikunshi do Cerrado
Hiromi Takano e Mikha Kawahara
Resumo:
Este ensaio realizado com pinturas em sumi-e investiga as possíveis semelhanças entre o tradicional Shikunshi (quatro senhores) do Japão e as plantas do Cerrado brasileiro, associando a morfologia dos Shikunshi tradicionais com as das plantas brasileiras: Colestênia, Taquari, Caliandra e Cagaita. A mesma técnica de pintura sumi-e empregada na pintura desses shikunshi foi empregada na pintura das plantas do cerrado, resultando em semelhanças morfológicas. Dessa forma, poderemos nos apropriar dessa antiga técnica de pintura japonesa e utilizar seus fundamentos na pintura de temas atuais, preservando, dessa forma, tanto a tradicional técnica de pintura sumi-e quanto a flora do cerrado.
Artigo completo disponível em:
https://sumiebrasil.wordpress.com/2021/12/30/shikunshi-do-cerrado-2/