Nossas criações
O sumi-e é uma prática que une a arte e a concentração, fazendo uso da água como meio e do sumi (tinta à base de carvão) para expressar a forma. Extraindo tonalidades e deslizando o pincel sobre a superfície do papel, cria-se uma percepção cromática e uma sugestão visual do que é essencial para o artista. (TAKANO e KAWAHARA, 2020).
Suibokuga Montanhas, Água e Sakura
Mikha Kawahara
No Japão, as pinturas clássicas de paisagens são chamadas de Sansuiga( imagens com montanha e água). Nos tempos antigos acreditava-se no grande poder da natureza e que as montanhas e rios eram a morada dos deuses. Por isso, essas pinturas eram encontradas em paredes de templos como representações e ideais, assim como um meio de honrar a natureza. As fortes pinceladas em contraste com a bruma dão dimensão ao universo poético, criando harmonia entre a forma e o espírito e, ao mesmo tempo, transmitindo o poder da ordem natural.
Carpas da prosperidade
Hiromi Takano
Simboliza prosperidade, longevidade e fertilidade. Segundo uma antiga lenda, a carpa almejava atingir o topo da montanha mais alta onde encontraria a fonte do rio onde realizava a desova. Como peixe, nadou e saltou cascatas e pedras, até onde houvesse água. Para prosseguir, modificou o corpo adquirindo garras de ave, corpo de serpente de forma a superar os obstáculos que apareciam. Durante o percurso, foi tornando-se forte e resiliente, chegando finalmente ao topo da montanha como um poderoso dragão.
Novidades e atualizações
Fique por Dentro