Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 28 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Fores do Pequi Reprodução: R$4300,00 PIX: 294732320001-49
A Caryocar brasiliense, popularmente conhecida como pequizeiro, é uma árvore de médio porte, endêmica do cerrado brasileiro. Pertencente à família Caryocaraceae, essa espécie é amplamente reconhecida e valorizada por seus frutos, os pequis, que são um dos símbolos gastronômicos do cerrado.
Suas características mais marcantes incluem um tronco tortuoso e uma casca grossa e suberosa, que a protege do fogo. As folhas são compostas por três folíolos, e as flores são grandes, vistosas, de cor amarela-esverdeada, exalando um odor forte e agradável que atrai morcegos para a polinização. Os frutos são redondos, com uma casca verde e espinhosa, e contêm polpa e caroço com espinhos internos. A polpa do pequi é largamente utilizada na culinária, especialmente em pratos típicos como o arroz com pequi e a galinhada. Além de seu valor alimentar, a Caryocar brasiliense tem grande importância cultural e econômica para as comunidades locais.
Referência
– ALMEIDA, S. P. et al. Cerrado: espécies vegetais de interesse medicinal. Brasília: Embrapa Cerrados, 1998. p. 450-452.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários