Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Orquídea do Cerrado Reprodução: R$1300,00 PIX: 294732320001-49
Cleistes paranaensis, também conhecida pelo sinônimo taxonômico Cleistes paranaensis, é uma orquídea terrestre pertencente à família Orchidaceae. Essa espécie é nativa do Brasil, com ocorrência em áreas de campo, cerrado e matas abertas, especialmente na região Sul do país, de onde deriva seu nome.
Uma das características mais marcantes da Cleistes paranaensis é o seu crescimento. É uma orquídea de hábito terrestre que apresenta um caule ereto, fino e flexível, que pode chegar a cerca de 60 cm de altura. As flores, de cor branca ou creme, são grandes, solitárias e vistosas. A sua floração geralmente ocorre durante a primavera e o verão.
Embora seja uma espécie nativa e de beleza delicada, a Cleistes paranaensis não é amplamente conhecida no cultivo, sendo mais encontrada em seu ambiente natural.
Referência
– SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseadas em APG II. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2005. p. 450-452.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários