top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 10 de set.


ree

Canela de Ema Reprodução: R$2000,00 PIX: 294732320001-49


Vellozia squamata, popularmente conhecida como canela-de-ema, é uma planta endêmica do Cerrado, pertencente à família Velloziaceae. Embora seja frequentemente confundida com uma monocotiledônea por suas folhas longas e estreitas, ela pertence a uma ordem de plantas mais próxima das monocotiledôneas (Pandanales), mas não é categorizada como uma Liliopsida.


Suas principais características incluem um caule lenhoso e dicotômico (que se divide em dois), coberto por uma espessa camada de restos de folhas secas, o que lhe confere um aspecto de "canela". As folhas são dispostas em rosetas nas extremidades dos ramos. A Vellozia squamata produz flores vistosas, de cor branca ou arroxeada, que se destacam na paisagem do cerrado, especialmente após as queimadas, pois o fogo estimula a floração. A planta é extremamente adaptada ao ambiente do cerrado, com mecanismos para resistir à seca e ao fogo, sendo um símbolo de resiliência e da flora desse bioma.



Referência

– LORENZI, H. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 4ª ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2011. p. 450.



Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page