top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 30 de ago. de 2025


ree

Córrego Cabeça de Veado


O Córrego Cabeça de Veado, localizado na Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília (EEJBB), é um importante curso d'água de pequeno porte que desempenha um papel fundamental na manutenção da biodiversidade local. Sua principal característica é a sua função como uma área de transição ecológica, conectando as fitofisionomias de Cerrado típicas do planalto com as matas de galeria que o margeiam.


A vegetação ao longo do córrego é diversificada, com a presença de espécies de mata ciliar que dependem da umidade do solo, como a palmeira-buriti (Mauritia flexuosa) e a taboa (Typha domingensis). A fauna é igualmente rica, com o córrego servindo como fonte de água e habitat para mamíferos, aves e anfíbios. A preservação do Córrego Cabeça de Veado é crucial para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos na área do Jardim Botânico, que se conecta com outras áreas protegidas do Distrito Federal.



Referência

– FONTES, R. F. C. et al. Efeitos de borda sobre a comunidade de plantas em um fragmento de cerrado: o caso do Córrego Cabeça de Veado, Distrito Federal. Revista Brasileira de Botânica, v. 30, n. 2, p. 257-268, 2007.



Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page