Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Incêndio nos Parques Reprodução: R$9000,00 PIX: 294732320001-49
Os incêndios em parques e unidades de conservação representam uma das maiores ameaças à biodiversidade e à integridade dos ecossistemas. No Brasil, biomas como o Cerrado e a Floresta Amazônica são particularmente vulneráveis. No Cerrado, por exemplo, o fogo é um fenômeno natural e essencial para a ciclagem de nutrientes e a reprodução de algumas espécies vegetais. No entanto, a intensificação e o aumento da frequência dos incêndios, em grande parte causados por ação humana, alteram drasticamente o regime de fogo, levando à perda de espécies, degradação do solo e emissão de gases de efeito estufa.
Esses eventos têm graves consequências ecológicas e sociais, como a morte de animais, a destruição de habitats e a interrupção de serviços ecossistêmicos, como a polinização e o controle de pragas. A gestão e o combate a esses incêndios são complexos, exigindo uma combinação de monitoramento, prevenção, educação ambiental e brigadas de combate ao fogo bem treinadas.
Referência
– TOLEDO, M. J. et al. Ecology and management of fire in the Brazilian Cerrado: an overview. In: LUIZÃO, F. J.; FERREIRA, L. V. (Eds.). Biodiversity and Conservation of Brazilian Cerrado. Boca Raton, FL: CRC Press, 2013. p. 119-140.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários