Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

Lobo-guará e Chuveirinhos
Dimensão: 84cm x 62cm
Reprodução: R$3000,00 PIX: 294732320001-49
Lobo-guará
Chrysocyon brachyurus, popularmente conhecida como lobo-guará, é o maior canídeo da América do Sul. Endêmico do Cerrado, essa espécie também é encontrada em pampas e chacos, habitats que se caracterizam por vegetação aberta e campos.
Suas características mais marcantes são as pernas longas e finas, adaptadas para se locomover em ambientes de gramíneas altas. A pelagem é de cor avermelhada, com as patas e a crina do pescoço de cor preta. Diferente dos lobos do hemisfério norte, o lobo- guará é um animal solitário e tímido, que não forma matilhas. Sua dieta é onívora, comendo pequenos animais como roedores, aves e répteis, mas cerca de 50% de sua alimentação é composta por frutas, com destaque para a lobeira (Solanum lycocarpum), que ajuda a combater o verme-gigante-do-rim, uma doença que afeta a espécie.
Chuveirinhos
Paepalanthus chiquitensis é uma planta herbácea de pequeno porte, pertencente à família Eriocaulaceae, a mesma das sempre-vivas. Essa espécie é nativa da América do Sul, com ocorrência em áreas de cerrado e campos rupestres, especialmente no Brasil e na Bolívia.
Uma das características mais marcantes da Paepalanthus chiquitensis é sua capacidade de resistir a ambientes áridos e com solo pobre em nutrientes, comuns em seu habitat. A planta forma uma roseta de folhas finas e esbranquiçadas, que se organizam em uma base. As flores são pequenas, de cor branca ou creme, e se agrupam em inflorescências globosas, dispostas em hastes finas e longas, que se projetam acima da folhagem.
Referência
– EISENBERG, J. F.; REDFORD, K. H. Mammals of the Neotropics, Volume 3: The Central Neotropics: Ecuador, Peru, Bolivia, Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 1999. p. 488-490.
– SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseadas em APG II. Nova Odessa: Instituto Plantarum.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários