Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: há 6 dias

Tatu-canastra
99cm x 63cm
Reprodução: R$3000,00 PIX: 294732320001-49
Priodontes maximus, popularmente conhecida como tatu-canastra, é o maior de todos os tatus, pertencente à família Chlamyphoridae. É um mamífero nativo da América do Sul, com distribuição que vai de florestas tropicais a campos e cerrados, sendo considerado um animal-chave para o ecossistema.
Suas características mais marcantes são o tamanho, que pode chegar a 1,5 metro de comprimento, e as garras frontais extremamente longas e fortes, que são usadas para cavar. Sua carapaça é marrom-escura e coberta por placas ósseas. A Priodontes maximus tem hábitos noturnos e vive em tocas que podem ter mais de 5 metros de profundidade. Sua dieta é principalmente insetívora, alimentando-se de cupins e formigas. Devido à sua capacidade de escavar, o tatu-canastra cria grandes buracos que são utilizados como abrigo por outros animais, o que o torna um verdadeiro "engenheiro do ecossistema".
Referência
– EISENBERG, J. F.; REDFORD, K. H. Mammals of the Neotropics, Volume 3: The Central Neotropics: Ecuador, Peru, Bolivia, Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 1999. p. 115-117.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários