top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 30 de ago. de 2025


ree

Carcará sobre o Ipê


Carcará


Caracara plancus, popularmente conhecida como Carcará, é uma ave de rapina de médio a grande porte pertencente à família Falconidae. É encontrada em uma vasta área que vai do sul dos Estados Unidos até a Terra do Fogo, na América do Sul, habitando uma diversidade de ambientes abertos, como campos, cerrados e áreas de pastagem.


Uma das características mais marcantes do Carcará é sua aparência e comportamento. Diferente de outros falcões, ele se locomove mais no chão, caminhando com elegância e caçando suas presas em terra. Sua plumagem é distinta, com a cabeça e o pescoço de coloração escura, uma crista de penas no topo da cabeça e o peito e o abdômen com faixas escuras sobre um fundo claro. A face nua é avermelhada e o bico é forte e curvado. A dieta da Caracara plancus é extremamente variada e oportunista, incluindo carcaças, pequenos mamíferos, répteis, insetos e até mesmo lixo.



Ipê-amarelo


A Handroanthus serratifolius, conhecida popularmente como Ipê-amarelo ou Pau-d'arco-amarelo, é uma árvore de grande porte, nativa e amplamente distribuída na América do Sul. Pertencente à família Bignoniaceae, a espécie é famosa por sua espetacular floração e por sua madeira de alta qualidade.


As características marcantes da planta incluem seu tronco reto e a casca grossa e fissurada, que se desprende em placas. As flores, que geralmente surgem após a queda das folhas, são de cor amarela-dourada e se agrupam em grandes inflorescências. Essa floração intensa e vistosa atrai diversos polinizadores, como abelhas e beija-flores. A H. serratifolius produz frutos em formato de vagem, que se abrem para liberar sementes aladas, facilitando sua dispersão pelo vento. A madeira da árvore é extremamente dura e resistente, sendo muito valorizada para a construção civil, marcenaria e outras aplicações.


Referências

– CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. v. 5. Colombo: Embrapa Florestas, 2014. p. 111-120.

–– DEL HOYO, J.; ELLIOTT, A.; SARGATAL, J. (Eds.). Handbook of the Birds of the World. Vol. 2: New World Vultures to Guineafowl. Barcelona: Lynx Edicions, 1994. p. 250-252.




Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page