Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 29 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.

Vereda Grande
Uma "vereda" é um ecossistema peculiar do bioma Cerrado, caracterizado por uma fitofisionomia savânica de terras úmidas. Sua principal marca é a presença da palmeira buriti (Mauritia flexuosa), que cresce em áreas de solo hidromórfico (encharcado), formando um corredor de vegetação ao longo de pequenos riachos ou nascentes. Essas formações são essenciais para a manutenção de recursos hídricos, atuando como reguladoras do lençol freático e como refúgio para a fauna e a flora do Cerrado, muitas vezes ameaçadas.
A Vereda Grande, em particular, pode se referir a diferentes locais, como a Estação Biológica Vereda Grande ou o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que leva o nome da famosa obra de Guimarães Rosa e protege uma vasta área de veredas e outras formações do cerrado. Em qualquer um desses contextos, a vereda se destaca por ser um oásis de vida, com solos ricos em matéria orgânica e uma biodiversidade exuberante, contrastando com o ambiente mais seco que a cerca.
Referência
– FERREIRA, I. M. Bioma Cerrado: Caracterização do subsistema de Vereda. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Goiás, 2005. p. 110.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários