top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 10 de set. de 2025




ree

Constelação de Nascentes Reprodução: R$1200,00 PIX: 294732320001-49



As nascentes do Berço das Águas, localizadas na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE), no Distrito Federal, são um fenômeno hidrogeológico singular e de extrema importância ambiental. A característica mais notável dessa área é a bifurcação das águas: uma porção drena para a Bacia do Rio Paraná, por meio do Rio Maranhão, e a outra, para a Bacia Amazônica, através do Rio Tocantins. Esse ponto de encontro de águas que correm para lados opostos é o que dá o nome à Estação Ecológica.


O ecossistema das nascentes é composto por veredas, campos úmidos e matas ciliares, que agem como verdadeiras esponjas, retendo e filtrando a água da chuva. A vegetação como o buriti (Mauritia flexuosa), é adaptada a solos encharcados e desempenha um papel crucial na manutenção da qualidade e do fluxo das águas. A preservação do Berço das Águas é vital para garantir o fornecimento de água para grandes cidades e para a conservação da biodiversidade do Cerrado, que depende da perenidade desses cursos d'água.



Referência

– KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A conservação do Cerrado: as nascentes do Berço das Águas. In: Joly, C. A.; Bicudo, C. E. M. (Eds.). Biodiversidade e conservação dos biomas brasileiros. São Paulo: Edusp, 2012. p. 195-210.



Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page