Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 28 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Pirá-Brasília Reprodução: R$3500,00 PIX: 294732320001-49
A Simpsonichthys boitonei, popularmente conhecida como Pirá-Brasília, é um pequeno peixe de água doce pertencente à família Rivulidae. Essa espécie é endêmica do Distrito Federal e é um exemplo notável de peixe sazonal, ou peixe-anual, que habita poças temporárias e alagados no bioma Cerrado.
Uma das características mais notáveis da Simpsonichthys boitonei é seu ciclo de vida. Ela vive em ambientes que secam completamente durante a estação seca. Durante esse período, os adultos morrem, mas os ovos, que são enterrados no substrato, entram em diapausa (um estado de suspensão do desenvolvimento) e sobrevivem até a próxima estação chuvosa. Com o retorno das chuvas, os ovos eclodem e os alevinos crescem rapidamente, atingindo a maturidade em poucas semanas. A espécie é de grande interesse científico, especialmente para estudos de adaptação e evolução.
Referência
– COSTA, W. J. E. M. Monophyly and phylogenetic relationships of the neotropical annual fish genus Cynolebias (Cyprinodontiformes: Rivulidae). Zoological Journal of the Linnean Society, v. 147, n. 4, p. 57-69, 2006.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários