Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF
- Sumi-e Brasil

- 28 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de set.

Pica-pau-do-cerrado e Pau-santo Reprodução: R$9000,00 PIX: 294732320001-49
Colaptes campestris, conhecida popularmente como pica-pau-do-campo, é uma ave pertencente à família Picidae, a mesma dos pica-paus. Diferentemente de outras espécies de pica-paus que vivem em florestas, a Colaptes campestris é adaptada a ambientes abertos, como campos, cerrados e áreas de pastagem, o que justifica seu nome comum.
Suas características físicas incluem uma plumagem predominantemente marrom-esverdeada, com o peito e o abdômen amarelados e listrados. A espécie apresenta uma máscara facial escura e um bigode vermelho, no caso dos machos. A Colaptes campestris se alimenta principalmente de formigas e cupins, que captura no chão com sua língua comprida e pegajosa, mas também pode procurar alimento em árvores e cupinzeiros. O ninho é geralmente construído em cavidades de árvores, postes de cerca ou até mesmo em cupinzeiros terrestres.
Pau-santo
Kielmeyera coriacea, popularmente conhecida como pau-santo ou pau-de-tatu, é uma árvore de pequeno porte ou arbusto, endêmica do cerrado brasileiro. Pertencente à família Calophyllaceae, essa espécie é um símbolo da flora do cerrado e se destaca por suas adaptações a esse bioma, como a casca espessa e fendida, que a protege do fogo recorrente.
Suas folhas são características: grandes, rígidas (daí o nome coriacea), e de formato ovalado a arredondado. As flores são vistosas, de cor branca a creme, e se organizam em grandes inflorescências terminais. A frutificação ocorre em cápsulas lenhosas que se abrem quando maduras, liberando sementes aladas que são dispersas pelo vento. A Kielmeyera coriacea é amplamente utilizada na medicina popular, principalmente para o tratamento de problemas de pele e inflamações, e também possui importância ecológica, servindo como alimento para a fauna local.
Referências
– WINKLER, H.; CHRISTIE, D. A.; NURNEY, D. A. Family Picidae (Woodpeckers). In: DEL HOYO, J.; ELLIOTT, A.; SARGATAL, J. (Eds.). Handbook of the Birds of the World. Vol. 7: Jacamars to Woodpeckers. Barcelona: Lynx Edicions, 2002. p. 296-555.
– ALMEIDA, S. P. et al. Cerrado: espécies vegetais de interesse medicinal. Brasília: Embrapa Cerrados, 1998. p. 450-452.
Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer.
Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.





Comentários