top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 10 de set.


ree

Coruja-buraqueira e Lobélia-brasiliensis



Coruja-buraqueira Reprodução: R$4000,00 PIX: 294732320001-49


A coruja-do-buraco (Athene cunicularia) é uma ave de rapina diurna de pequeno porte pertencente à família Strigidae. É conhecida por seu hábito peculiar de viver em buracos subterrâneos, frequentemente escavados por outros animais, como cães-da-pradaria e tatus, embora também seja capaz de cavar seus próprios ninhos. Essa espécie se destaca por seu comportamento social, sendo comumente observada em colônias, e por sua capacidade de caçar tanto durante o dia quanto à noite.


Características marcantes da espécie incluem suas longas pernas, ausência de tufos de penas na cabeça (assemelhando-se a orelhas), um bico curto e curvado, e olhos amarelos proeminentes. A plumagem da Athene cunicularia apresenta tons de marrom-claro salpicado de manchas brancas e castanhas, com o ventre mais claro. Sua dieta é variada, consumindo principalmente insetos grandes e pequenos roedores, mas também pode se alimentar de lagartos, cobras e pequenas aves.




Lobélia


A Lobelia brasiliensis, conhecida popularmente como lobélia, é uma espécie herbácea de pequeno porte pertencente à família Campanulaceae. Nativa do Brasil, essa planta é encontrada principalmente em áreas úmidas, como margens de rios, brejos e campos alagados, sendo uma parte importante da flora desses ecossistemas.


Suas características mais marcantes são as flores tubulares, geralmente de cor azul- violeta intensa, dispostas em inflorescências. As folhas são alternas, de formato lanceolado e com margens serreadas. Embora seja uma planta ornamental por suas flores delicadas, a Lobelia brasiliensis possui alcaloides em sua composição, sendo considerada tóxica se ingerida. Por essa razão, seu uso é estritamente controlado, principalmente em pesquisas.



Referências

– KUNZ, T. H. Ecological and behavioral adaptations of the burrowing owl (Athene cunicularia). Journal of Raptor Research, v. 28, n. 4, p. 249-254, 1994.

– LORENZI, Harri; SOUZA, H. M. de. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 4ª ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2011. p. 450.



Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page