top of page

Exposição: Recortes do Cerrado 05-26 de setembro de 2025 Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF

Atualizado: 30 de ago.

         Foto: Hiromi Takano
Foto: Hiromi Takano

Parque Ezechias Heringer


Com 306,44 hectares de área preservada, o Parque Ezechias Heringer está inserido na Unidade de Conservação da APA (Área de Proteção Ambiental) do Planalto Central. O espaço é cortado pelo córrego Guará e abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies endêmicas: répteis, pequenos roedores, aves e uma impressionante variedade de plantas típicas do Cerrado contendo árvores, arbustos, flores, trepadeiras e cerca de 100 espécies de orquídeas catalogadas.


O nome do parque homenageia Ezechias Heringer, engenheiro e pesquisador pioneiro no estudo do Cerrado e, em especial, de suas orquídeas. A área foi um dos principais locais de atuação do cientista, deixando como legado o conhecimento e a valorização da flora local.


Além da diversidade de fauna e flora, o parque guarda outros atributos ambientais sensíveis, como nascentes, o próprio córrego Guará e campos de murundus. Destaca-se ainda a presença da densa mata de galeria de Cerrado típico, essencial para a proteção dos recursos hídricos da região.




Referência

Distrito Federal. Administração Regional do Guará. PARQUE ECOLÓGICO EZECHIAS HERINGER. 2024. Disponível em: https://www.guara.df.gov.br/parque-ecologico-ezechias-heringer. Acesso em: 30 ago. 2025



Terceira Etapa do Projeto: Projeto de exposição e oficina artística: Recortes do Cerrado - Ezechias Heringer. 


Proponente: Instituto Sumi-e Brasil.


 
 
 

Comentários


bottom of page